domingo, junho 26, 2011

Dicas para evitar as doenças mais comuns durante o inverno

Médicos dão dicas do que deve ser evitado nestes dias mais frios do ano para manter a saúde. Banhos quentes, uso de bonés, bebidas geladas e automedicação são um perigo nesta época.

foto: Gildo Loyola
Vinicius Martins Gonzalez
Para o agente de turismo Vinícius Martins Gonzalez, 28 anos, a chegada do inverno é sinônimo de problemas. Ele sofre de rinite alérgica e, nessa época do ano, não aguenta os incômodos que a doença trás. Para aliviar os sintomas, ele recorre à vitamina C, chazinhos e tem sempre no bolso um frasco de descongestionante.

"Quando vai chegando o inverno meu corpo já dá sinais, a dor de cabeça começa, a corisa é constante e aquela sensação de desanimo ataca", conta.


O inverno já está aí e, até o dia  23 de setembro, o friozinho será nosso companheiro, para a alegria de uns e tristeza de outros. A temperatura baixa tem lá suas vantagens: é ótimo para dormir com edredom, tomar chocolate quente, usar roupas mais elegantes, ficar juntinho e por aí vai... Mas é também a época das alergias, dos espirros, do nariz coçando e da pele ressecada.

Para driblar as doenças que vêm com os dias mais frios, ouvimos médicos especialistas, que nos deram 30 dias de pequenas atitudes no dia a dia que garantem um inverno com mais saúde.

Uma das orientações é resistir a algumas tentações comuns no inverno, como tomar banho muito quente, não praticar exercícios, comer alimentos muito gordurosos e pobres em vitamina C. Para quem não sabe, até o uso de bonés e toucas pode fazer mal.

Tomar remédio sem receita médica é outro perigo: alguns medicamentos contribuem para baixar a imunidade. A automedicação também pode agravar ainda mais doenças.

Para dar uma força à saúde, deixar a preguiça de lado e fazer exercícios físicos, além de cuidar da alimentação, poderão fazer a diferença nesse inverno, que começou no último dia 21. Um dente de alho por dia, ingerido cru, por exemplo, combate vírus e bactérias que estão no ar.


Evite bebidas geladas e lave com frequência as mãos
Um espirro, aquela coceira na garganta, mais um espirro e pronto! O inverno chega e, com ele, os primeiros sintomas de que o organismo vai começar a reagir mal às temperaturas baixas e a qualquer poeira a mais que aparecer. Nessa época do ano, esses espirros aparentemente inocentes são o verdadeiro terror de cerca de 35% da população brasileira que sofrem com algum tipo de alergia.

Colchões, roupas de cama, cortinas e tapetes são os grandes vilões dos alérgicos. "A grande questão é manter a imunidade. O ar frio e seco é imunossupressor, ele agride o organismo, que precisa aumentar um pouco a sua defesa para evitar as infecções respiratórias, mais comuns nesta época do ano", alerta o médico alergista e presidente da Sociedade Brasileira de Alergia no Espírito Santo Gilmar Domingues.

Para driblar essas doenças, o médico diz que é preciso prevenção: "Evite consumir bebidas geladas, não fique em ambientes fechados, se alimente bem e lave as mãos".
O cardápio que dá força à saúde

São muitas as vítimas do sistema imunológico mais debilitado. Nesta época do ano, o corpo precisa estar preparado para uma batalha. Com isso, é preciso consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais para se proteger. A nutricionista Giovana Guerra dá algumas dicas de alimentos que vão deixar seu organismo muito mais resistente:

Alho: funciona  como  um antibiótico natural. Um dente de alho por dia, ingerido cru, combate vírus e bactérias que estão no ar.

Vitamina C: para fortalecer o sistema imunológico, outra aliada é a vitamina C, encontrada nas frutas cítricas como laranja, kiwi e goiaba.

Vitamina E: encontrada no leite integral, óleos em geral e no abacate. Coma metade de uma abacate uma vez por semana.

Carotenoides: também são importantes os alimentos do grupo dos carotenoides, alaranjados ou avermelhados, como tomate, mandioquinha, mamão e cenoura. Eles devem ser consumidos de três a quatro vezes por semana.

Crucíferas: brócolis, couve-flor e repolho fazem parte da família das crucíferas, também eficazes para o organismo. A dica é comer por dia duas saladas, legumes ou verduras cruas e cozidas.

Oleaginosas: inclua  as oleaginosas: nozes e castanha-do-pará.

Banho quente também é um vilão
No inverno, a dica é resistir aos tentadores banhos escaldantes. Eles podem acabar com a sua pele. "Banhos muito longos e quentes levam a um ressecamento exagerado, o que pode provocar descamação, vermelhidão e também coceira. O ideal é que o banho seja morno", explica a dermatologista Karina Mazzini.

Ela aconselha, ainda, o uso de hidratantes. Para quem também sofre com a boca ressecada, a médica dá outra dica: "Deixe sempre um batom de manteiga de cacau na bolsa ou  bem próximo, assim você não esquece".

Outro "fantasma" é a queda de cabelos. "Geralmente, a causa é a dermatite seborreica, um tipo de caspa que piora por causa do excesso de oleosidade no couro cabeludo, do frio e dos banhos quentes", diz. Karina recomenda evitar uso de bonés, lenços, toucas ou chapéus, que impedem a ventilação no couro cabeludo.
Deixe a preguiça de lado!
 Com o clima frio chegando, o resultado quase sempre é o mesmo: menos disposição, mais apetite e é dessa forma que o ponteiro da balança vai lá para cima! Para evitar esse incômodo e garantir que a saúde fique em dia, médicos recomendam que, principalmente nesta época, as pessoas não se descuidem e procurem manter ou praticar uma atividade física.

Mas é difícil né? Muita gente tem dificuldades em levantar cedo para trabalhar e praticar algum exercício.
Mas, esse não é o caso da estudante de Enfermagem Leila Monteiro, 22, que não abre mão de cuidar da saúde: "Faço mais por uma questão de bem estar do que por estética. Como malho e cuido do corpo, dificilmente a gripe me derruba".

Uma matéria de Marcela Reis - NOTÍCIA AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário