segunda-feira, junho 13, 2011

Como ter disposição para se exercitar no frio?

Por Daniela Carasco 

Foto: Dreamstime
O outono já chegou e o inverno está prestes a dar as caras. Com isso, os dias frios começam a se tornar cada vez menos raros e, logo, a vontade de se exercitar diminui consideravelmente. Entretanto, mesmo nos períodos mais frios, não dá para descuidar dos exercícios físicos. Afinal, eles são a base de uma ótima saúde.
Para não perder o pique, confira então algumas dicas de profissionais:
- A primeira coisa a ser feita é modificar o horário dos treinos. “O ideal é fugir dos extremos, como muito cedo ou muito tarde”, conta o professor de educação física da Academia da Praia, Marco Antonio Ferreira.
- Prefira atividades realizadas ao ar livre. Pois no frio, as chuvas reduzem consideravelmente e o sol já não é mais tão forte, explica Marco Antonio.
- “Treinos mais intensos também são bem vindos, já que o desgaste orgânico é menor no frio”, afirma.
- Um bom aquecimento antes do início dos exercícios é importantíssimo para despertar o corpo.
- Não esqueça de levar o MP3 para a hora de malhar. O pesquisador Costas Karageorghis, consultor de psicologia do esporte da Universidade Brunel, na Inglaterra, constatou que a música é uma ótima maneira de regular o humor, tanto antes como durante as atividades físicas. Segundo ele, muitos atletas utilizam a música como estimulante.
- Evite usar cortinas muito escuras no quarto. As mais claras permitem que a luz do dia entre aos poucos no cômodo, interrompendo a produção de melatonina, um dos hormônios que regulam o sono.
- Prepare sempre a mochila dos exercícios no dia anterior e deixe à vista.
- Não passe em casa, antes de ir para a academia. Vá direto!
- Se quiser, vale ainda usar algumas estratégias de recompensa com os amigos de malhação. Quem faltar, paga a aposta.
(Com informações de Marco Antonio Ferreira e reportagem da revista Women’s Health)

Não percam as futuras matérias :

Nenhum comentário:

Postar um comentário